É perceptível o esvaziamento do e-mail ou do atendimento telefônico como canais de comunicação com o cliente, por ineficácia e demora nas soluções.

A transformação nesses canais de comunicação com o Cliente e alavancagem de vendas está cada vez mais vinculada a serviços de mensagens, especialmente o WhatsApp.

O que tem alimentado esse processo de mudança é a percepção das empresas quanto à necessidade de estabelecer uma comunicação efetiva com seus Clientes: as marcas precisam estar mais envolvidas, resolver os problemas demonstrando disposição, eficiência e agilidade, porque o consumidor, especialmente o consumidor online, espera mais que produtos e serviços, deseja uma boa experiência em todo o processo de compra.

Implementar uma Plataforma de Atendimento via WhatsApp tem vantagens importantes, ao mesmo tempo que precisa incluir alguns aspectos específicos para atingir os resultados esperados.

VANTAGENS
Uma vantagem da Plataforma de Atendimento via WhatsApp, tanto para a Empresa quanto para o Cliente, é a manutenção do histórico de conversas e consultas, possibilitando tirar novas dúvidas (o que não é tão fácil na comunicação por e-mails ou telefonemas)

Para a Empresa, a plataforma possibilita o direcionamento de consultas e solicitações dos Clientes aos funcionários especializados no assunto, evitando que o consumidor seja direcionado para vários atendentes, antes de chegar em quem realmente é capaz de sanar sua dúvida ou resolver seu problema.

Há a possibilidade também para a Empresa de estabelecer uma sequência de atendimento entre os colaboradores, o que permite gerir com mais equidade e eficácia o comissionamento, por exemplo.

Não há dúvida que em questões de negócio e comércio, Empresas e Clientes compartilham o mesmo objetivo: buscam a melhor solução no menor tempo.

Sendo a essência do WhatsApp enviar mensagem e receber retorno quase automaticamente, a solução da Plataforma de Atendimento vem se integrando fácil e rapidamente na comunicação com os Clientes e nas vendas.

Principalmente por possibilitar uma comunicação automatizada, os chatbots, que otimizam o atendimento e agilizam respostas.

O WhatsApp também desobriga a formalidade inerente ao relacionamento por e-mail. É até importante que o atendimento seja informal, uma vez que os usuários assim preferem. A interação casual na Plataforma de Atendimento via WhatsApp traz uma base de confiança importante entre o Cliente e o atendimento.

A plataforma oferece também formatos de mídia, o que representa um grande valor agregado para o atendimento: GIF, imagens, vídeos, mensagens de voz, etc., que facilitam o processo de dirimir dúvidas e informar corretamente sobre o produto ou serviço.
Diferenciais
A Plataforma de Atendimento via WhatsApp oferece recursos dos diversos formatos de multimídia que podem ser usados a favor da marca, como um diferencial competitivo, mantendo inovadora e produtiva a interatividade com o Cliente.

Dessa forma, respondendo a perguntas com detalhes e usando soluções visuais sobre o produto, o atendimento se torna mais personalizado.

Aproveitar o relacionamento mais próximo que a Plataforma de Atendimento via WhatsApp oferece tem um potencial de se tornar uma pesquisa de satisfação, por possibilitar conversas mais informais.

O feedback do Cliente será cotidiano, o que possibilitará à Empresa, em vez de receber reclamações, solucionar os problemas em sua fase inicial, o que é um ponto positivo para a marca.

A automação, chatbots, e o encaminhamento para colaboradores especializados é uma solução que gera satisfação no Cliente, dinamiza o atendimento e gera economia para o Negócio.

A automação tem se tornado uma opção das empresas, não sem motivo:

Atendimento 24 horas, 7 dias por semana;
Retorno rápido ou espera paciente, conforme o tempo do cliente;
O chatbot “aprende”, se melhorando constantemente;
memorização (ex: o cliente não precisa digitar ou informar o número do pedido a cada contato);
Precisa de manutenção mínima;
É essencial para a marca considerar, neste cenário e para o futuro, inserir-se na Plataforma de Atendimento via WhatsApp, que está transformando a prática de atendimento ao Cliente e o processo de vendas.

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