Para muitos, o período de quarentena se tornou a primeira experiência de trabalho em casa. A adaptação a esse novo modelo pode ser desafiadora. Para evitar perder o foco e a produtividade, abaixo algumas dicas para te ajudar.

Defina um horário de trabalho, em função da rotina exigida pela sua atividade.

Com horários definidos, para realizar as atividades, você terá mais facilidade em administrar o seu tempo. Isso evita que você se perca, durante o dia, com outros afazeres.

Procure ter um espaço dedicado para o trabalho.

É importante fixar um local de trabalho dentro de casa, mantê-lo sempre limpo e organizado.

Acostume-se a trabalhar orientado por uma agenda plana.

No começo do seu período de trabalho, faça uma lista de todas as atividades a serem realizadas e vá ticando. Você pode usar essa técnica para tarefas diárias ou semanais, mas não estabeleça metas impossíveis de serem realizadas.

Troque de roupas, antes de começar a trabalhar.

Ficar em casa já é um sinal, para o seu cérebro, de que você não está trabalhando. De pijama, acabou de vez com o cenário psicoemocional necessário à produtividade.

Use uma cadeira confortável.

Priorize o seu conforto durante a realização das atividades, já que você ficará boa parte do seu dia trabalhando. O ideal é utilizar uma cadeira ergonômica. Isso vale para tudo. Uma boa altura para o monitor do computador, um bom aparelho telefônico, telefone próximo do computador, espaço para anotações, caneta à mão, enfim, tudo para agilizar, facilitar e tornar o trabalho o menos desgastante possível.

Divida trabalhos difíceis ou maiores em partes.

Quando o trabalho for grande, mais complicado, mais trabalhoso, separe-o por atividades. Dessa forma você executará cada tarefa com maior eficácia. Pequenas tarefas executadas com eficiência, todas somadas, resultará em uma grande eficiência.

Faça intervalos.

Fazer pausas durante o trabalho é de extrema importância para rearrumar as ideias e manter o entusiasmo.

Evite comer enquanto trabalha.

Escolha um horário para se alimentar com qualidade. Evite comer com pressa, em frente ao computador e utilize uma hora de almoço para preparar a comida com calma.

Faça acordos, com as pessoas que moram com você, relacionados com o seu trabalho.

Explique para a sua família, colegas de quarto ou parceiro(a) que, durante seu horário de trabalho, você não estará disponível para ajudar nas tarefas da casa, conversar, sair etc. Uma comunicação clara sobre a necessidade de se concentrar nas atividades evitará interrupções indesejáveis ou desgastes desnecessários.

Olhe para outra coisa durante as pausas.

Janela, revista, livro, fotos, vale tudo, menos olhar para o computador, celular ou agenda, durante os minutos que você reservar para a pausa de recuperação. Empresas onde a atividade é estressante, os profissionais vão para outra sala, brincar com bolas, tomar café, escutar música. É importante desligar da atividade para descansar e se restaurar para o reinício das atividades.

Importante: Quando encerrar as suas atividades do dia, dedique o tempo ao seu descanso. É importante praticar seus hobbies, se exercitar, cozinhar, ler ou até mesmo manter contato on-line com os amigos e familiares durante esse período de distanciamento social.

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